O Outubro Rosa é uma campanha global de conscientização sobre o câncer de mama, e muitas empresas aproveitam a oportunidade para mostrar compromisso social e engajar colaboradores!
Contudo, é importante seguir boas práticas e limites legais, principalmente em relação a uso de imagem, informações de saúde e comunicação interna/externa.
Fica dica de boas práticas jurídicas !
✔️ Formalizar consentimentos por escrito (imagem e depoimentos).
✔️ Manter controle de quem tem acesso a dados sensíveis.
✔️ Garantir que a participação nas ações seja totalmente voluntária.
✔️ Revisar comunicações com o jurídico ou compliance antes da divulgação.
✔️ Basear campanhas em informações médicas oficiais (INCA, Ministério da Saúde) e a assessoria jurídica tem papel fundamental em garantir que essas ações sejam legais, éticas e seguras, alinhando a iniciativa de responsabilidade social à legislação vigente.

Ana Carolina Rogé Ferreira Grieco – Advogada graduada pela PUCC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) em 2000. Especialista em Direitos Difusos e Coletivos e em Direito Ambiental, com ambas as especializações concluídas pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), sendo a última concluída em 2003. Atua nas áreas de Direito de Família e Sucessões, Direito Ambiental e Direito Empresarial. OAB/SP 192.857.


